terça-feira, 7 de abril de 2009

SIGA EM FRENTE! NÃO OLHA PRA TRÁS!

.


Abraçar a ética é fazer uma escolha. Não é fácil. Mas é bom.

Escolher um caminho que contrarie sua vontade, mas lhe faça respeitar a dos outros é muito estranho a princípio, mas para quem crê na Lei de retorno, sabe porque o faz. Não é fácil querer aquela torta de chocolate light e ter que dizer não porque ela já está reservada [pelo menos um pedaço, ou o maior, ou o melhor] para outra pessoa. "Eu queria aquela! A que me parece a mais gostosa! Droga..." Não pode, embora você ache que até deva dar umas mordidinhas nela! rsrsrs

Não é nada fácil dar as costas, caminhar, decidido pela estrada que ao findar vai dar em nada, nada, nada do que você pensava encontrar! rs Parafraseando Gilberto Gil, eu não sei o que me aguarda lá na frente, sei que deixo para trás uma aparente deliciosa torta e que caminho para o incerto, mas eu caminho na certeza de que não lesei o interesse daquele que reservou o melhor pedaço da torta para si. A pessoa que olhou e "amou" a torta primeiro que eu pode até não saber apreciar aquele pedaço, pode até já estar cheia e enjoada [o que não creio rs afinal ela é mesmo gostosa!], mas ainda assim, se eu passo na frente e como a tortinha o erro está em mim e não em quem não soube morder a torta e apreciar cada mínimo pedaço...

E para falar a verdade, minha intuição me diz, de forma muito forte, que eu mereço uma torta inteira [outra] e não um pedaço dela e que morder um único pedaço é deixar de tê-la inteira! E eu digo e repito: EU QUERO TUDO, EU MEREÇO TUDO.

A ética só me diz que, embora eu sofra momentaneamente, essa é minha oportunidade de firmar o que creio em minha vida e aos olhos dos outros, é minha oportunidade de ser ética em tempo integral e não só quando estou dando conselhos aos outros. "Olha... não se deve comer a torta alheia. Só coma se tirarem da frente dela a placa 'reservado'...", "mas Sâmia... a outra pessoa nem tá mais ligando...", "não importa, se você come, terá que ser escondido pois se alguém vir você será acusado de ter comido a torta dos outros, ter lesado o direito dos outros ainda que ele nem lembrasse mais que o tinha! Além do mais, se ninguém mais vir, você sabe que o fez!".

Ah... vai por mim, quando você menos esperar será contemplado com uma linda torta [do tamanho de sua fome] escrita em cima: "Parabéns pra você!" Não vou mentir: do jeito que tô com fome, vou cair de boca! rs

.

Nenhum comentário: