terça-feira, 7 de abril de 2009

ABAIXO A PROTEÇÃO!!!



Eu passei boa parte de minha vida tentando me proteger de ligações verdadeiras. Eu achava que os amigos que tinha e a quantidade deles provavam que eu estabelecia ligações verdadeiras, e estava enganada. Pensava assim: "se eu tenho amigos e eles gostam de mim e eu deles, então eu tenho amigos". Ficou estranha a frase, mas meus pensamentos são estranhos mesmo... eu, na verdade, tinha pessoas! Eu estava ligada a elas pelas circunstâncias e acreditava que estavam na minha vida de forma real, mas não era verdade. O que eu permitia era que as pessoas vissem minha casca [a que inventei pra proteção] e entrava na vida delas de verdade, mas a recíproca ficava longe de ser verdadeira.

Isso começou a mudar. Eu não queria admitir que agia desta forma, mas quando algumas pessoas furaram minha carapaça de proteção eu pude perceber que ela realmente existia. Sabe como percebi que estava deixando que amigos me acessassem? Quando senti saudade deles. Antes eu os conquistava e se tivesse que ir embora nem dava tchau. E hoje não é assim. Tem muita gente que contribuiu nos últimos dois anos para que isso mudasse. Percebi com Nena e Marcelo que amizade independe de distância. Luiza me ensina lealdade e dedicação. Adriana e Luciano chegaram e me conquistaram à primeira vista. Tem Aline que amo como irmã e Carolina Vidal que adotei como filha. Quando percebi estes todos já me cercavam por dentro de tal forma que os amo!

E então entendi que se proteger é deixar de ter o melhor de mim para os outros e o melhor dos outros em mim. Que sofrer é um processo de ajuste natural num mundo de pessoas desiguais, que experiências negativas se misturam às positivas e que as pessoas imperfeitas como eu, erram até quando não querem errar e eu preciso entender que um dia todos acertaremos mais. Entendi que a proteção invisível que eu levantei quando sofri impediu que eu deixasse de sofrer futuramente e outras vezes, mas também de ser feliz. Nada passava [pela barreira], nem o sofrimento, nem o amor e assim a balança pendia para a dor! Estar só para mim, ainda que cercada de pessoas, é sofrer. No final das contas eu sofria me protegendo do sofrimento!!! Deixei de ter amigos imperfeitos e não tinha amigo algum! Vivia na ilusão de que a quantidade deles me provava que os tinha conquistado.

Agora já perdi o medo de sofrer e abaixei a barreira. Estou lutando para conseguir deixar-me disposta cada vez mais e levar a vida me entregando e integrado nela. Já não tenho mais possíveis opositores e sim pessoas passíveis de serem amadas; já não temo tanto o futuro e estou vivendo um presente cheio de presentes! Hoje sim... recomeço a ser feliz!

:)

Nenhum comentário: