segunda-feira, 27 de abril de 2009

INCERTO




Acordamos todos os dias e temos uma determinada rotina. É estranho pensar que nos movimentamos sempre dentro do incerto. Parace contraditório dizer isso, mas a única coisa que nos salva do incerto é esta pequena quadrilha que criamos e chamamos rotina. O resto é improviso!

O engraçado é notar que muitos pensam que sabem da própria vida, do que farão, o que comerão, o que gostam de vestir, o carro que vão comprar, o próximo namorado, a namorada que virá... de nada podemos falar sob um futuro do presente, um futuro do pretérido, talvez; mas se todo ato, toda cena da vida fosse somente dependente de nós e que fôssemos sempre o ator principal, o diretor, o roteirista, aí sim daria pra bater no peito e dizer: a vida é minha, eu faço o que quero dela! Amigos, como se dirige o que não está posto? Como se conduz a cena que não está pronta? A vida é sua, mas você não faz sempre o que quer dela. Por enquanto você só fará o que pode! Esta idéia de liberdade extrema é uma bela mentira contada e desfeita pelas instituições seculares, que quando caem, põem outras em seus lugares. A família está desmoronando? Não se preocupem, inventarão outras coisas para fazer você se sentir culpado e não tomar atitudes que adoraria tomar, mas no fundo sabe que não deve.

Não é tão ruim assim, é? Gostamos tanto de viver em sociedade, em família, entre pares que não abriríamos mão desta liberdade vigiada, moldada pela quina da liberdade alheia, feita sob medida para que não façamos muito além do combinado. É a troca da vida, esta solidariedade brutal que nos faz mudar de planos por um filho, por um irmão, por alguém que nos deixa amanhã, caso morra. Deus é mais, melhor nem falar isso; mas não falar, meus amigos, não muda nada! Isso não poderemos
[jamais] mudar.

Este conflito nonsense da vida é a própria vida, afinal! Quem pode me apontar um ser que se apartou deste todo e resolveu a equação incerta do amanhã? Nem Jesus! Enquanto esteve aqui tem, pelo menos, o relato de um fato em sua vida em que teve que fazer o que não queria porque sua mãe pediu, ele respondeu:
"mulher, ainda não é a minha hora", mas foi lá e fez água virar vinho!

Só podemos guiar uma passada por vez, sem garantir que haverá um próximo passo depois, ao menos nesta vida de carne e osso. Pelo menos é bom pensar que o amanhã é nosso, para fazermos dele um ontem que preste, certinho mesmo só o passado que já está definido, não pode ser refeito, sonhado, apagado, rabiscado, rascunhado. O carro que você vai comprar e o casamento marcado para o ano que vem; o curso da faculdade que você ainda vai terminar em quatro anos e tudo mais a longo prazo pode ficar só no projeto. Vale a pena projetar, pois quatro anos passam rápido e quando você chegar lá, pode ser que não tenha nada de tão bom a fazer, afinal há quatro anos atrás você estava com medo de morrer e não pensou em nada. Também se o amanhã não chegar como você imaginava, resolva este impasse se apegando às pequenas alegrias do minuto, às pequenas responsabilidades do segundo, as coisas que você pode com quase toda a certeza fazer daqui a 5 minutos, porque a vida é construída assim: gota a gota. Projete-se, mas não acredite por isso que é dono do tempo, do mundo, da vida toda, pois você não é, e é mais frágil do que costuma aparentar.

Valorize o amor sem máscaras, sem condições econômicas, sem as jóias caras, sem o jantar no restaurante bacana, é bem verdade que o amor prescinde de tudo isso. Se você esperar tudo isso para amar é porque você não sabe o que espera. Valorize a amizade sem trocas, seja você o doador universal de sorrisos e espere que têm 6 bilhões de chances de encontrar alguém que pense o mesmo que você. Valorize o cobertor quente da noite passada, pois teve gente que não acordou hoje porque morreu de frio enquanto você dormia e você fica aí chateado porque tomaram a última gota de café quente da cafeteira. Valorize seus pais, irmãos e filhos eles te amam
[e deveriam], mas não cobram nada por isso [isso é uma piada, mas com razão]. Valorize seu corpo, não porque tem gente que não o tem perfeito, estas pessoas também devem valorizar os seus corpos, tê-los defeituosos não é desculpa para jogá-los fora; o corpo é a oportunidade da vida e embora você não saiba o que está fazendo aqui neste exato momento, há sempre algo de bom que você pode fazer e que dê sentido a isso tudo. Valorize o agora, porque amanhã é presente que voce não sabe se vai ganhar!

{Sâmia}

Um comentário:

Guilherme Dourado disse...

Leia o texto que te encaminhei "Mude e marque". Tem um pouco disso tudo.

Beijo