terça-feira, 7 de abril de 2009

BOLINHAS DE SABÃO

Bolinhas de sabão são um espetáculo simples. Adoro ver através daquelas finas paredes as pequenas cores que se formam. Qual o mistério da bola de sabão? O que faz o ar ficar preso ali por instantes? Com certeza há quem responda esta questão num tapa! Mas é o que menos importa...

Vou lhes contar uma história. Havia uma menina que adorava fazer bolas de sabão em dias ensolarados, justamente porque ela pensava o mesmo que eu: as finas paredes coloridinhas eram lindas! Entretanto esta menina quase sempre se punha a chorar quando as bolinhas partiam-se. Crianças... [como eu!] Ela não se conformava com o fato das bolas serem lindas, mas não serem eternas! Elas tinham que durar muito - ela dizia - não é possivel que algo tão belo e tão mágico estoure no meio do nada e suma para sempre!

Tanto é que ela começou a perder a vontade de fazer bolas de sabão. Os dias ensolarados lhe convidando a soprar as bolas, mas ela não se atrevia a fazer a mistura de sabão, porque - claro - no final das contas as bolas todas morreriam, sem ar, sem cor, sem nada! Para que fazer tantas bolas? E ela deixou de fazê-las...

Mas, vou lhes dizer, isso não a deixou em paz, porque ela sempre sonhava com lindas bolas coloridas. Sentia saudades de vê-las, sentia saudade de aumentá-las, alimentá-las com seu sopro. Sentia uma falta danada! Ela começou a perceber que deixar de fazer as bolas porque elas estouravam e lhe deixavam triste a entristecia tanto quanto não mais fazê-las! Começou a pensar nisso e aguardou o próximo dia de sol. Então se muniu de coragem, água e sabão, canudinho na mão e soprou! Uma, duas, três... várias bolas no ar! Ela sorria e sorria, mas as bolas começaram a morrer novamente e ela se entristecia e lhe crescia uma angústia e ela lamentou ter acreditado outra vez! Encostou-se no banquinho da praça e chorou!

Então, um velhinho que passava próximo [histórias assim sempre têm velhinhos sábios], ouviu seu choro e perguntou o que se passava:

- Não posso mais! As bolas que sopro sobem no ar e logo depois estouram!
- E isso não é normal?
- Não deveria ser, porque elas são lindas!
- De fato são. Mas acredito que depois de todo este tempo, minha menina, você não conseguiu ver a maior beleza das bolas de sabão.
- Não??? Como não?!
- Não viu, mas vai ver porque a maior beleza da bola de sabão está na força de quem as sopra! Por mais que elas estourem, por mais que seu colorido desapareça, a beleza está em você que sabe soprar!

Ela não mais chorou e soprou as bolas de sabão para sempre...


{Sâmia}

Nenhum comentário: