terça-feira, 7 de abril de 2009

LIBERDADE

. . . . . .
Há sentido na liberdade? Somos livres? Eu não tô querendo uma discussão circular sobre liberdade! Isso os chatos já fazem, eu sou chata, mas não faço isso. De minha parte acredito que liberdade é abstração. Além de ser abstrata, a liberdade é conceito pessoal. Será que nós aqui somos mais livres que o cara da cadeia? Sei lá! Eu só sei o seguinte: nos amarramos mais do que nos amarram! Explico: creio ser a liberdade um fator intrínseco. Onde eu estiver, de que jeito estiver, se eu tiver amarras não serei livre. "O pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar!". Entenderam? É isso que quero dizer!

Quem nos voa somos nós! Não há quem nos prenda as asas. Bem... façam o seguinte: fechem os olhos, calem o bico e pensem em algo; qualquer frase, uma música, qualquer coisa. Agora se digam quem os barrou neste momento. Depois respondam: quem são vocês? Vocês acreditam ser a figura que apresentam sobre a face desta terra? Acreditam que são um conjunto organizado de células que trabalham incessantemente para que um dia não trabalhem mais? E depois... o nada? Bem... isso me sufoca! Acreditar que o exercício de pensamento alto para dentro de si é fruto das células juntas que formam minha massa encefálica [Freud ia enxergar libido nessa palavra "ence-fálica", mas esqueçam, não sei que porcaria Freud veio fazer neste texto. Sigamos] é arrasador! Gente... eu cantei uma música na mente... eu vi uma paisagem na mente... e depois o verme vai comer minha música e minha paisagem? Ele que coma a dos ateus, não os meus! Eu creio na liberdade! Então, nada vai me roubar o direito inalienável de pensar, pois é o meu exercício de libertação...

Liberdade, como discutem os que se ousam definir o termo, é o que fazemos quando estamos sós e dentro de nós. Ainda que tenham outros influenciando o nosso pensar a escolha ainda é nossa. "Sempre Coca-Cola", uma banana: é na hora que eu quiser!

A liberdade ecoa libérrima [sempre quis usar este termo, tô até emocionada] em todos os segundos de nossa existência. O que cremos é que é a sua gaiola, ou não! Liberte sua liberdade - liberte-se!

.. .. .. ..

LEGENDA:

Textos entre colchetes são meus pensamentos no meio dos outros. Ignore-os: você pode ficar como eu!

Nenhum comentário: