quarta-feira, 15 de julho de 2009

DISCRIMINAÇÃO


Ser diferente é motivo para se chamar atenção. Mas não se chama só atenção quando se é diferente: chama-se a reprovação, as críticas, as pedras, as vaias... enfim tudo que seja representação do desgosto geral. Por que?

Necessidade de haver padrão. Há? Acredito que não. Um crivo moral, externo e falso, que muita gente costuma lançar no rosto alheio. Precisamos disto? Direi mais. Lançamos sempre um crivo moral sobre coisas que são por si só AMORAIS. Ser bípede, mamífero, vertebrado, homem, mulher, negro, branco, heterossexual, homossexual é AMORAL. Não possui juízo de valor estas características do ser humano. Aposto que teve gente que se sacudiu na cadeira quando falei da homossexualidade, não é? Claro! E espero profundamente que não tenham se sacudido quando falei da cor da pele também... já é demais para minha cabeça alguém se incomodar com a sexualidade alheia, que dirá com a cor da pele!


Moralmente certo ou errado é o que fazemos com as características que possuímos. Se uso minha sexualidade para fazer mal a alguém, sendo hetero ou homossexual, serei errado de qualquer maneira! Se me utilizo da condição de homem [e aqui me refiro ao gênero masculino mesmo] para humilhar, agredir, tripudiar [ou seja lá o quê de negativo] a uma mulher, estaria eu sendo errado. Se me sinto superior por ser branco ou negro, isso é errado. É o que fazemos com o que temos que nos torna IMORAIS ou não. E enquanto agirmos negligenciando isso seremos fomentadores da intolerância que vige em nossa sociedade. É normal atirarmos bombas nos outros? Quando vemos uma cena qualquer de guerra, achamos um horror, não? Na parada gay de São Paulo um homicida jogou uma bomba de cima de um prédio e ele não é melhor ser humano que as pessoas que estavam naquele local. Mas é muito provável que ele consiga adotar crianças e criá-las tendo o certificado social de "normal" porque não é gay.

Isso que acabei de dizer não é sem pé nem cabeça e não estou juntando duas características, nem comparando "erros"; estou dizendo que é assim que funciona a nossa sociedade! É assim que a maioria de nós se comporta, se não conscientemente nos portamos assim inconscientemente. O negro tem que enfrentar durante toda a sua vida escolar chacotas, xingamentos, risinhos. Ver um negro numa escola de classe média ou alta é digno de nos prender o olhar por alguns minutos! Porque achamos um fato digno de menção um ser humano estar na escola particular e cara e ele ser negro.

Vamos falar então de defeitos imorais; defeitos que empurram o ser humano para sua face indigna? A intolerância, o egoísmo, o orgulho, a vaidade, o preconceito são defeitos, chagas que carregamos em maior ou menor grau em nós. Algumas pessoas se esforçam bastante por dirimi-los da própria personalidade, mas ainda assim trazemos estas chagas, mais ou menos abertas em nós. Então... quem atiraria a primeira pedra tendo PLENA consciência de que possui defeitos? Muitos, não? O pior é quando achamos que o nosso defeito é pequeno e o do outro é imenso e daí açoitamos o próximo a partir do nosso patamar "superior". E claro que o que é diferente é um defeito e na nossa sanha de classificar as pessoas, colocá-las em prateleiras e enquadrá-las, demonstramos o quanto somos imbecis no julgamento e na tentativa de julgar. Matamos, oprimimos, sabotamos, violentamos o outro achando que nossa posição é sempre referência e privilégio. Quando isso terminará? Quando é que o ser humano vai acordar e perceber que é farinha do mesmo saco e para ele ser melhor [do que é hoje, não que os outros] é preciso sanar tudo de ruim que ainda carrega?

Sinceramente, estou cansada de tanto ódio, tanta desumanidade, tanta exploração, opressão e preconceito! Cansada de ver a sociedade pregar que homem é sexo forte e que não chora, que mulher tem que se submeter, que heterossexual é melhor que homossexual, que o branco é lindo e o negro é feio e que negro bonito é o que possui "traços brancos"; cansada de ver pessoas com qualquer deficiência física sendo tratadas de forma eugênica, sendo extirpadas do convívio social por serem impedidas de ter acesso irrestrito a todos os lugares. Se uma pessoa não sabe respeitar a outra [qualquer pessoa que não seja ela!], como pode se julgar boa? Digo, boa o bastante para emitir juízo de valor. Você [que discrimina] também é suportado! Aquele que é considerado imoral, sujo, feio - muito embora você não queira - lhe é IDÊNTICO.


E antes que eu ponha um ponto final no texto, quero lembrar de questões simples: saia do seu lugar e se ponha no lugar do outro. Como se sentiria sendo destratado? Como se sentiria sendo tolhido de exercer qualquer direito na vida? Por que o outro é sempre alvo de suas críticas, não seria muito mais efetivo lançá-las a si mesmo?

Um dia eu verei este mundo melhor. Tenho certeza!

Nenhum comentário: