terça-feira, 7 de abril de 2009

PERMANENTE X IMPERMANENTE

A melhor forma de não sofrer na Terra com a impermanência das coisas é amar o que é permanente! Define-se por passageiro tudo aquilo que não está sob o nosso controle: a vida de quem amamos, a juventude, os bens materiais, nosso corpo, saúde, o dia, as horas... não mandamos de fato em NADA destas coisas.

Este texto vai parecer meio maluco, alguns vão entender e outros vão achar um saco; mas todos vão parar e dizer: "é verdade...", porque é!

Não adianta contestar, nós só temos aquilo que damos. O que mora definitivamente em nós e que podemos distribuir é perene. Você não tem as pessoas, mas pode amá-las para sempre. E por aí vai...

E a única certeza de que dispomos é a de que nosso corpo morrerá um dia. Mas faz grande diferença o que fazemos ao chegar até o dia em que partimos daqui. E eu ando me perguntando o que é que eu tenho feito e PARA QUE SERVE O QUE EU TENHO FEITO. Bem... eu tenho respostas positivas a estas questões, mas as estou lançando para vocês como forma de reflexão. Não interessa aqui minha resposta porque isso é problema meu, eu poderia mentir, poderia aumentar, mas no fundo EU saberia a resposta. Poderia enganar os outros, jamais a mim mesma. Respondam para vocês mesmos o que estão criando de permanente em si!

E suas ações? Elas estão acompanhadas pela pergunta: "vai me tornar melhor?". Porque se formos olhar, em tudo o que fazemos, é este o nosso objetivo básico: nos tornarmos melhores. Você não conseguirá tornar ninguém melhor, caia na real. Você pode ser catalisador, interferir na reação como instrumento, mas tornar alguém melhor ou feliz é a pior mentira que contamos PARA NÓS MESMOS. E contamos também a mentira de que alguém nos faz feliz. Somos felizes quando resolvemos NOS FAZER FELIZES. As outras pessoas participam disto se quiserem.

Permanente e impermanente: a escolha é nossa. Quer ser feliz? Então já sabe no que se agarrar.



*******************************************************************************************

Nenhum comentário: