terça-feira, 7 de abril de 2009

1 X 1

A disputa gera opositores. São duas partes que se dividem e buscam ter somente para si o objetivo que ambos almejam. Quando é que disputamos? A vida inteira somos estimulados a competir e estimulados a ter embates com nosso próximo: escola, família, emprego... coleguinhas que tiram maior ou menor nota, irmãos que disputam o amor dos pais [tantas vezes estimulados pelos pais mesmo], marido e mulher, amigos, colegas de trabalho de olho na promoção... queremos o melhor para o "eu".

O que tem no fundo desta vontade de estar na frente? Porque o egoísmo dita que se alguém ganha é melhor que nós? E finalmente: o que é ganhar? Esse é um ponto fundamental, porque é aí que moram os valores que elegemos para nossas vidas!

Por exemplo, ontem eu falava com Aline sobre ter prazer. Ela é evangélica e eu espírita, somos cristãs e, envolvidas em nossas atividades religiosas, muitas vezes somos criticadas por quem não é profitente de religião alguma [não que seja obrigação] pelo fato de não estarmos metidas em festinhas, saindo pra barzinho e paquerando. Não sentimos prazer nisto e sim nas atividades que desempenhamos. Assim é quem disputa para ter razão: o prazer dele não mora em ser feliz perenemente, mas na satisfação fulgaz de "estar certo" e muitas vezes certificar de que o outro está errado. E tantas vezes o prazer não está em "ganhar" e sim em ver o outro perder! Para quem nos critica estamos perdendo... e nós estamos apenas cumprindo o que dita nosso coração. Infelizes estaríamos em estar espalhando sementes que ao frutificar só nos dariam frutos amargos.

"É melhor ser feliz que ter razão!" Maravilha de frase porque ela sintetiza o fundo deste texto. Estar na frente para mim pode ser ter a alegria de ver quem eu amo "ganhar". Estar na frente é saber que meu tempo não indo para festas [que não gosto] é empregado para ouvir quem sofre. Eu poderia estar na paquera, mas prefiro amar a muitos fraternalmente enquanto meu tempo de vida na Terra se esvai. Eu não preciso disputar com alguém porque não quero me opor a ninguém e sim formar parcerias...

Se você prestar atenção, numa corrida todos estão juntos, acompanhados e só quem chega em primeiro é que fica sozinho! A alegria deste "jogo" que eu "jogo" é perene! E ela me diz todos os dias que "os últimos serão os primeiros!".

Beijos nos corações!

*

Nenhum comentário: