terça-feira, 7 de abril de 2009

O OUTRO

Como eu me percebo como indivíduo sem existência do outro? Andei divagando a respeito disso sem querer me aprofundar muito no assunto porque sei que esta questão é absurdamente profunda. Mas andei passeando os olhos da alma por estas questões que envolvem o meu "eu". Se não houvesse a consciência da existência do externo, no universo e do outro, quem seria eu? Haveria interior? Haveria o que há dentro e o que há fora?

Perceber-me como uma instância individual no universo é o momento da consciência da separação? Separação de quê? Já estive eu vivendo a ilusão de ser um todo com todos sem reconhecer minha particularidade? Estamos mesmo todos separados? Ter consciência de minha individualidade é estar apartada da conexão "visceral" com o todo? E mais: o todo é a soma do eu + os outros, ou além desta soma ainda há um todo que transcende a tudo?

"Amarás a teu Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo". Talvez esteja aqui a resposta para todas as somas, mas eu - como unidade - estou só começando a entender.


"A minha vida é um Todo indivisível,
e todos os meus atos convergem uns nos outros;
e todos eles nascem do insaciável amor
que tenho para com toda a humanidade."

(Mahatma Gandhi)

Nenhum comentário: