quarta-feira, 8 de abril de 2009

BBB




Ontem foi a final do BBB9. Não vou explicar que programa é este, mesmo porque a pessoa que disser aqui no Brasil que não sabe do que se trata, deve morar nos cafundós do Judas, numa tribo indígena sem antena parabólica e afins, ou ter problemas que o impeça de ver TV.

É isso: quem não sabe o que é o BBB? Há quem não assista, há quem não deixe de assistir e há alguém como eu que me classifico no meio termo. Esta edição eu acompanhei. Torci, me identifiquei, chorei e gostei. Outros anteriores a este, somente "prestaram" a primeira edição e o BBB de Jean e Grazi [pois foi assim que acabou ficando conhecido]. A questão é: o que me faz parar e ver um programa como este? Muitas coisas e dentre elas eu aponto a identificação com as personas [não seria cética em dizer personagens porque aí eu me sentiria como o bobo que não quer se enganar com ninguém e não aposta que possa haver ali alguma verdade por parte das pessoas]. Eu, desta vez, acertei quem iria ganhar e estranhamente desde a primeira semana. Max foi o vencedor e eu gostei e não gostei, porque parte de mim admirou ver em Priscila mais coração e mente que aquelas pernas de Roberto Carlos [jogador de futebol, tá?]. O Max mexeu com muita gente e dentro da casa conseguiu criar um halo de "em mim não pode votar" diferente do halo criado pelo Jean. Ele nos convenceu desde o início que seria o vencedor e não escondeu, mas também não esfregou isso de forma descarada nas caras da casa e do povo; conseguiu passar na sua ação a frase: "não acabem com meu sonho". E me pareceu que o jogo dançava de Max para baixo. Por mais que ele tivesse ido para muitos paredões, isso só fortaleceu a capa de vencedor e ficou parecendo o teste do INMETRO que assegurava: apostem em mim, pois demonstro ter o melhor perfil para vencedor de Big Brother's do que os outros da casa.

E foi assim, ele apostou tanto em si que convenceu quem apostasse nele; com aquele ar de eticamente correto foi andando de forma muito clara pelos paredões, pelos 'vilões', pelas mocinhas descontroladas, pela garota apaixonada e parecia que ninguém mais via [ou se via, não se importava] que Max pegou para si o primeiro lugar desde que passou por aquela porta que o levava ao lado B.

O BBB é como novela da vida real, mas é mais gostoso ainda porque os "personagens", ao fim do último capítulo, continuam a existir! E mais: podem mudar o tal final feliz. Foi o caso de Grazi Massafera. Nossa! Ela foi o segundo lugar, mas está em primeiro desde que saiu do Big Brother. Conseguiu desvincular [ou pelo menos desviar a atenção] de sua imagem de participante de reallity show e passou a ser somente a Grazi, sem nenhum aposto depois de seu nome, a não ser "aquela que encanta". O BBB nos trouxe mais quatro ou cinco personagens que vão criar a tal curiosidade de sabermos "como andam depois da fama?". Ana, Naná, Max, Priscila, Francine são os que eu terei curiosidade, por um tempo, para saber o que fazem da vida e o que a exposição lhes trouxe de novo. Até que se apareça novo BBB e minha atenção flutue para novas personas.

Eu não me acanho em dizer que meu traço curioso suplanta minha intelectualidade no caso de assitir ao BBB e às novelas da Globo. Não me importo em não parecer "cult" e dizer que ser isso é que é bom! Paradoxalmente o Bial, em seu texto final de "iluminação" [como ele mesmo disse] e não eliminação, disse que o senso-comum é coisa de quem tem preguiça de pensar. E quem prestigia o BBB senão o senso-comum? No máximo um psicólogo, psiquiatra, analista e afins de plantão vão deitar seus olhares científicos sobre o programa e "apartados do objeto de observação" sentenciarão que o BBB é o fenômeno da vida moderna que repete o mesmo traço sádico que os romanos coevos do Cristo traziam no âmago de suas almas para queimar, matar e trucidar pessoas nas arenas.

Enquanto traçam planos, teses, conclusões sobre a importância do BBB e o fato da Globo abocanhar milhões com um programa tão raso de "conteúdo", importa-me questionar: o que há de novo no homem que as mesmas coisas continuam a lhe funcionar como um móbile? Quando vai haver uma nova fórmula para nos explicar a caminhada? E quando será o próximo BBB? rs

Beijos despreocupados!

Nenhum comentário: