terça-feira, 7 de abril de 2009

A CABRA!

Um dia um senhor que passava por grandes problemas em sua vida, foi à procura de um guru muito conhecido em sua região. Esse homem tinha um pequeno sítio e tudo na sua casa ia de mal a pior: mulher e filhos doentes, animais morrendo, falta de dinheiro e provisões. Ele já não podia suportar tanta desgraça em sua própria vida e na dos seus, disse que se não arranjasse uma solução logo já estava pensando no pior: tirar a própria vida.

O guru morava numa casa no alto de uma colina, sozinho e criava também alguns animais. Pressentiu quando o homem desesperado adentrou por sua sala lhe pedindo auxílio [talvez o último!]:

- Pelo amor de Deus, eu preciso de ajuda!

- Em que posso lhe ser útil, meu irmão?

- Estou a ponto de cometer uma loucura!

E passou a relatar todas as degraças e meia que vinham lhe acontecendo na vida. O sábio lhe ouvia cada frase e palavra com a paciência de Jó. Quando ele já tinha secado a água do corpo de tanto prantear e relatar, o guru disse:

- Irmão, para seu problema eu tenho uma solução.

O homem desgraçado não coube em si de júbilo, só faltou beijar o guru.

-Você vai levar aquela cabra para dentro de sua casa e ao final de um mês voltará aqui para me contar o maravilhoso resultado!

O homem se espantou. Mas como uma cabra branca e gorda resolveria seus problemas? Mas se era um guru retado que nada errava que estava falando, ele confiaria e faria exatamente o que o guru lhe aconselhou.

E lá vai o senhor descendo ladeira abaixo com uma cabra saltitante amarrada na corda. Chegou em casa e a amarrou no pé da mesa da sala. Hum... pra quê? Esta cabra pintou o diabo a quatro dentro da casa do pobre homem por um mês inteirinho. Aí é que a vida dele virou um verdadeiro inferno! A casa, ao final de um mês, cheirava ao mais puro odor caprino, ninguém mais suportava! Ele só esperou dar meia-noite do primeiro dia do mês e foi direto na casa do guru tirar satisfação:

- Seu guru de uma figa, você disse que minha vida ia virar do inferno ao céu com aquela cabra da peste [esse trocadilho foi bom, falem a verdade!!!]. O que ocorreu foi descer ainda mais do térreo para o subsolo! Eu não aguento mais ouvir o som da cabra, sentir cheiro de cocô de cabra, olhar na cara da cabra!!!

Ao que o guru obtempera:

- É verdade, meu amigo. Eu achava que a cabra ia lhe ajudar... mas desta vez acredito que me enganei. Traga o animalzinho de volta - animalzinho uma pinóia, gritava o homem - pois minha solução foi péssima...

O homem não contou conversa e trouxe a bicha pulando feito um canguru, amarrada pelo pescoço como se estivesse no céu, a cabra não apresentava a menor feição de arrependimento por ter desgraçado ainda mais a vida do homem!

Ele voltou para casa se sentindo aliviado. Naquela noite ele dormiu o melhor sono em tempos! Pensem vocês que mesmo doentes, a mulher e os filhos sorriam. O homem só pensava em acordar no dia seguinte a tentar arar a terra que de tão seca rejeitava a enxada. Entretanto, meus amigos, eu lhes digo que o guru e a cabra estavam mais que certos: nada na vida do homem tinha mudado a não ser a visão acerca de seus próprios problemas. Ele voltou a ter a mesma vida que tinha antes da cabra lhe vim compartilhar a companhia, a única coisa que estava diferente era o próprio homem e sua família.

.
.
.

Nenhum comentário: