terça-feira, 13 de julho de 2010

EVANGELHOS APÓCRIFOS DO JABOR

A internet é um oceano. Tem de tudo: sereia, tubarão assassino, garrafas pet, peixes... tudo. Algumas coisas são recorrentes, como aquelas malditas correntes – e outros trocadilhos infames como este. E por falar em trocadilho e correntes, tenho recebido de variadas pessoas há alguns anos, vários textos assinados por Arnaldo Jabor. São textos que falam sobre todas as coisas do mundo, mas sempre com aquele ar “jaboresco”: crítico, risonho, com gotas de limão, morais no final. Os primeiros eu li crendo mesmo se tratar de mais uma obra feita por ele e com selo JABOR 9001 de qualidade. Mas... toneladas de lixo depois, vi que corriqueiramente pescava botas! A gota d’água foi o último, onde Jabor falava sobre Nicks de MSN. Ele, supostamente, criticava as pessoas que mandavam recados através da frase do msn e começou a desfilar o arsenal de críticas. O texto era escrito de maneira nada brilhante, não possuía absurdos erros de português, mas chegou a falar sobre festas de Salvador e Serrinha. Ahn? Como assim? É... o texto dizia que algumas pessoas vendiam ingressos para festas destas cidades. Daí, fiquei pensando: “Jabor tem amigos baianos e que freqüentam estas festas, não é?” ou “Jabor deve ter uma galera imensa de contatos, mais ou menos o Brasil inteiro” e ainda “por que o Jabor não me adiciona?”. Vai catar coquinho na beira da praia!!!

Tudo nesta internet é do Jabor? Passou a fase do Bial e começou a era Jabor. Ele tem soluções para tudo e escreve sobre todas as coisas, inclusive festas da Bahia [“VENDO ingressos para a Chopada, Camarote Vivo Festival de Verão, ABADÁ DO EVA, Bonfim Light, bate-volta da vaquejada de Serrinha e LP’ acabou de entrar.”]? Gente, aquele botãozinho “encaminhar” do e-mail é sagrado: não toque até ter certeza de que não dará atestado de burrice ao reeeeeeeeenviar uma bobagem destas. Eu mesma, nada tenho contra o Jabor, mas não sei se creio mais em nada assinado por ele – ou não. Estou perdendo a fé em Jabor! Será que o Jabor existe mesmo? Será que ele não é uma invenção da internet, um canto de sereia velha de fim de festa? Aquele cara que aparecia no Jornal Nacional da Rede Globo é Arnaldo Jabor ou é um dublê? Só no meu e-mail tenho 10 tipos distintos de assuntos tratados pelo Jabor [se ele existir] que vão de bunda à traição, da barriga ao povo brasileiro. E não sei de onde tiram tanta “criatividade”.

Parece que ter o selo Jabor de qualidade dá aquele ar de importância a um texto, mas eu já não leio mais. Só uma dica: se você escrever alguma coisa que considere inteligente e interessante, em desejando passar adiante, assine o próprio nome, porque você não sabe, mas Jabor não existe!

Nenhum comentário: