segunda-feira, 25 de julho de 2011

PALAVRA - EM FALTA

Não tem palavra de tudo. Muita coisa fica engasgada no peito - sem palavra.

Não há palavra pra morte de filho, do cão melhor amigo, de mãe, de pai, de irmão, de gente. Não tem palavra pra fim de namoro inesperado, pra saudade de infância, saudades em geral. Não tem palavra pra solidão, vazio de alma. Não tem palavra pra medo de escuro na infância, na adolescência, na fase adulta, na velhice. Não tem palavra pra violência. Não tem palavra pra injustiça. Não tem para criança apanhando, mulher apanhando, covarde batendo. Não tem palavra que se encaixe na dor de dente, na dor de parir gente ou no medo de não parir uma monografia.

Não tem palavra pra insegurança. Sem palavras para o preconceito de cor, sexo, religião - entre os iguais que buscam todos ser felizes. Não tem palavra pra explicar a fome do mundo nem os salários dos desgraçados políticos aumentados em 74%. Não tem palavra para o trabalhador que sustenta a família com um salário mínimo. Não tem palavra pra criança sem brinquedo, olhando vitrine, catando lixo, explorada. Não tem palavra para a desigualdade dentro da riqueza.

Não tem palavra o transporte coletivo em Salvador custar R$ 2,50. Não tem palavra a gente votar em quem é bonito, da nossa religião, do nosso grupo, do nosso clã. Não tem palavra para tanto "meu", "eu", "pra mim", "pros meus" num mundo que é uma bolha solta num negro mar infinito.

Não tem mais o que dizer, escrever, grafar para tudo aquilo que existe e nos deixa mudos como num soco na boca do estômago - sem traduções, sem ar.

4 comentários:

Guilherme Dourado disse...

Mas, por outro lado, e louvado seja Deus por existir um outro lado, não tem palavra pra o sorriso sincero que faz brotar outro sorriso sincero, não tem palavra pra nunca ser esquecido por alguém que se ama, não tem palavra para o abanar do rabo do cachorro, não tem palavra pra um sorriso de criança, não tem palavra para o ser mãe, não tem palavra para a força que as coisas tem quando são pra ser, não tem palavra para a amizade verdadeira, permanente, intensa... como a nossa! Sem palavras pra você!

Marigil Vieira disse...

É... realmente faltam palavras para as coisas tão simples que se fazem infinitamente complexas e importantes na vida. Faltam palavras para a divindade existente em cada ser humano, mas também não existem palavras para a falta dela!

Sâmia Siso disse...

Gui, meu amigo, realmente me faltam palavras para agradecer tamanho carinho expresso em seu comentário. Vou de "obrigada" mesmo e o resto expresso num abraço forte.

Gil, quanto tempo!!! Eu acredito que não há palavra suficiente para expressar a cegueira humana em relação à divindade que existe em Tudo. Enquanto muitos permanecerem assim haverá "prantos e ranger de dentes".

Abraços fraternos,
Sâmia.

Marigil Vieira disse...

Só você mesmo heim!

Grande carinho!!!
Bjs...