sábado, 24 de dezembro de 2011

AGORA JÁ FOI!


E mais um ano vai-se embora. Agora é hora de refletir: fitas azuis ou vermelhas para fazer o laço do presente? Ano novo chegando e nos primeiros dias de janeiro: “putz, dia primeiro cai logo num domingo?!”. Amiguinhos... sejamos sinceros, parir é muito dolorido! Parir é tão forte que nem dá pra conjugar o verbo no presente, na primeira pessoa do singular, do modo indicativo. Parir é para o futuro, é coisa para vim depois de todo um processo, toda uma construção, durante um tempo gestacional. E gestação é saber que aumentarão o seu peso e a medida das roupas, mas também a responsabilidade constante, presente e futura daquilo que se criou.

Assim como vemos pais negligentes, somos nós negligentes com o pre-natal [sacaram qual a analogia? Não? Tem mais texto, logo entenderão. Espero]. O pre-natal é o ano todo. É o tempo em que alimentamos a criança dentro de nós, alimentamos as esperanças, esforçamo-nos para que o fruto ganhe peso, forma, saúde, prosperidade. Tomamos os devidos cuidados, as vitaminas todas, comemos beterraba e aquelas coisas legais de fortificar crianças. Nesse tempo pensamos como será o nascituro; vai se parecer com quem, quantos dedos, o sorriso, cabeludo, cor dos olhos, personalidade... quando nasce, já não dá pra voltar atrás e modificar o que está estranho. Está ali o seu filho.

Quando chega o Natal, não dá pra voltar o ano todo e desejar um feliz Natal. Primeiro que fazer nascer Jesus em nós é um processo longo, tal como uma gestação de uma vida inteira – e muitas delas. Segundo que o parto será feliz na medida em que escolhemos como Jesus sairá de nós, não dá pra tirar Jesus a fórceps. Depois, precisamos entender que receber alguém é uma alegria, mas no improviso não se faz uma grande festa – seu coração está preparado para um feliz nascimento?

Sabem porque Jesus nasceu sem enxoval? O essencial já estava com ele. E nessa época de Natal nos comportamos, quase todos, como uma mãe maluca e imprevidente que sabia estar grávida, mas resolveu comprar tudo de última hora. É agora a hora de pensarmos em laços e fitas e bolas e luzes e perus... agora não é hora de refletir mais nada! Refletir é no dia a dia.

Por isso, desta vez, não lhes desejarei um “feliz Natal”. Vou desejar que o ano vindouro seja a oportunidade nova de fazermos todos o pre-natal correto: menos mentiras, menos hipocrisia, menos ódio, menos irresponsabilidade, menos alimentos ruins, menos brigas, menos tudo de ruim. Aí no dia do nascimento [que só Deus sabe quando será] todos nós teremos: Verdade, Sinceridade, Amor, Responsabilidade, Saúde, Paz e Tudo de Bom.

Nenhum comentário: