quarta-feira, 28 de setembro de 2011

VOCÊ PRECISA

"Mas você precisa aprender a dirigir". Mas eu não quero. "Mas o mundo hoje exige que as pessoas saibam dirigir; todo o mundo tem carteira de motorista". E eu não sou todo o mundo e não quero dirigir. Não quero ter carro.

O automóvel potencializa a velocidade e a mobilidade de minhas pernas, mas turva meus olhos. Não posso lidar  com a distância que venço estando de carro. Em cada passo, vejo o caminho. As rodas vencem por mim os quilômetros, mas os metros que ando a pé são meus.

Orgulho vão? Não, é só vontade minha. Não quero ter carro e entupir mais o mundo de "capitanias solitárias" e quase nunca hereditárias, porque o automóvel se acaba logo e tem sede de outro e outro e outro ainda melhor; não dá pra deixar mais pro filho.

Não quero pagar imposto por ocupar espaço.

Também não digo que os automóveis devam ser todos queimados - nem ambulâncias, nem ônibus, nem nada coletivo. Só quero ver se vai sobrar espaço se todo mundo neste mundo resolver mesmo dirigir um carro.

Pois bem! Está decidido - não quero carro. Quero tato - pés descalços, devagar, sem status. Sem cobrança de pedágio - que deveria se chamar "carrágio".

As pessoas estão com pressa, mas não sabem para onde vão; e sem saber do que precisam, me dizem: "você precisa dirigir". Lá ele! Eu não - dirijo-me a pé.

2 comentários:

Marigil Vieira disse...

Imagino que você já deve estar cansada de saber que escreve maravilhosamente bem. Adorei os últimos 3 textos, mas gostei principalmente da nova roupagem do blog!!! Você me encanta cada vez mais!!! Bjs!

Sâmia disse...

Oi Gil!!!

Jamais cansa receber carinho dos amigos, viu? Esteja sempre por perto porque o alimento de quem escreve são os olhos de quem lê. Claro que isso não se trata de canibalismo. rsrsrsr

Estou feliz por estarmos de volta: eu escrevendo e você comentando. O que dizer além de "muito obrigada" e "volte sempre"? ;)

Um beijão,

Sâmia.