segunda-feira, 27 de setembro de 2010

JOÃO E MARIA - DAS CARTAS DE SETEMBRO.

Hoje encontrei-me algo assim: perdida em ti. Sentei-me ao teu lado, ouvi o silêncio das árvores, o batuque das vozes, o assovio dos deuses - era ali o recanto que nos escolheu. Falei de planos, falei que eles servem, mas não para tudo. Coisas existem que despejam em nossos planos uma pitada de "e agora?" e quando vemos já estamos improvisando uma nova felicidade. Mas tudo isso, meu amor, é escolha. Diante da vida - eu disse e você sabe - não se encolha!

Nem te peço para encarar o sol de frente; sem rayban não dá! Vezes há que é bom andar olhando o chão. Noutro dia, achei 40 reais e comprei sorvete [você adora]. Mas não é sempre que se acha grana no chão, tem dia que é só grama, tem dia que é só rastro, tem dia que é só passo e outro que é só pão - os que Joãozinho jogou e os desgraçados-passarinhos-esfomeados comeram. Eu não disse? João tinha planos, mas foram destruídos por bicos famintos e delgados. Não os queira mal, como eu. Aliás... e pensando bem, eu não odeio mais os pássaros. Eles inventaram um novo destino aos meninos e acredite que a vida fará o mesmo com você.

Erram sempre o nosso nome e isso é muito engraçado, porque por mais expliquemos, ninguém se acostuma tão fácil com o diferente. Porque não quer ou porque não pode, há gente que fecha os ouvidos e escolhe não ouvir. Não faz isso, tá? Ouça! Abra os olhos e ouça a vida! Ela fala com as cores, com os mil e um amores e todos eles mais eu - que nunca vou me calar. Meu passo é grito e com minha voz de metro eu alcanço o que quiser e contigo eu aprendo a querer. Há pessoas de todo tipo, mas nenhuma delas é você. Seu destino pode ter mil passarinhos, mas não deixe de jogar o pão, porque - como eu prometi - estarei como Maria, sempre ao seu lado segurando sua mão.

2 comentários:

Sócrates disse...

Maravilha Sâmia.
Continue assim.

Sâmia disse...

Muito obrigada, querido!
Às vezes o combustível para escrever é receber o carinho dos amigos nos comentários.

Um forte abraço!!!
Sâmia.