quinta-feira, 9 de julho de 2009

HEAL THE WORLD


Estava indo dormir agora. Fechei o msn, o gmail e iria fechar o orkut quando resolvi ver um vídeo que minha irmã me deixou. Quem me conhece sabe que não vejo quase nenhum que me mandam. Não sei o motivo, acho que é falta de paciência em esperar baixar mesmo. Enfim... desisti de dormir por instantes. O vídeo era da música título do post. Sabem que ela é de Michael Jackson. E eu havia pensado em não falar sobre ele - como, de fato, não falarei muito -, entretanto algo muito mais forte me fez sentir uma vontade imensa de gritar qualquer coisa sobre o que eu ouvi e li. Acho que nem gritarei o suficiente para falar sobre o que senti.

Não deve ser simples um ser que constrói uma melodia destas. Não é o absurdo musical, melódico; não é uma melodia digna de ser lembrada por sua construção ímpar, mas não é isso que faz uma música ser um hino. Ela é bela, sem dúvida. Para mim, pelo menos, é! O que a fez ser um rasgo de alma é a conjução letra e melodia e isso destaca seu compositor dentre tudo. Destaca-o e o distancia de outros tantos - bons e maus - que não fazem muito. São bons os que beneficiam somente os seus? São, mas há quem faça mais. Eu confesso que invejo o Michael e outros cantores que fazem de sua música um resgate de almas. Talvez o talento que possuam muito além do meu justifique isso, embora minha vontade seja imensa. E a alma é tão mais bonita em sua bondade, que no momento em que ela partiu daqui deste planeta, foi infinitamente mais lembrada por estas construções imperecíveis [insisto em ter certeza de que o mal perece, inapelavelmente].

Até me despreocupo em acharem que estou escrevendo sobre ele e que, sendo isso, eu ainda estaria na onda do "morreu, virou santo". Eu não falo só de Michael, mas de todo poder que têm as almas que dedicam efetivamente parte de suas vidas para fazer diferença na vida do mundo! Eu estou falando dos que lutam pelos seus e "os seus" são todos. Essa música tem a capacidade de acordar em nós aquela parte anestesiada, cultivada pela indiferença, alimentada pelo egoísmo diário; tem o poder de fazer-nos sentir a necessidade de dar um basta em tudo que há de mal, a começar em nós.

Uma música que precisa ficar gravada. Ainda bem que houve um dia aqui pessoa com capacidade de falar de amor, de esperança, de justiça, de paz, de harmonia, de altruísmo... além de Jesus, outros lançam mão do que têm para pensar e fazer algo a mais. Michael não era só um grande dançarino [iguais? onde?], um bom cantor e que também compunha. Era um ser humano que sofreu em sua infância coisas que eu e você, que lê este texto, nem sonha em viver; era um ser humano, cuja música nos lembra que nossas atitudes plantam um mundo melhor, e este mundo nasce de uma ação que tem a dimensão do grão de mostarda. Quantos falariam de amor, cantariam sobre o amor tendo vivido o que ele viveu? Sei que ressoarão repostas cretinas e tão pífias quanto quem as elaborou, dizendo: "se eu tivesse o dinheiro que ele tinha, faria a música que você pedisse". Dois erros: ele não teve sempre dinheiro e música [deste calibre] só se faz com uma alma imbuída de propósitos dignos. Não é o caso de quem é pago tão somente para isso. Se assim o fosse, nasceriam músicas por todo mundo, brotando das almas [?] de poderosos, falando sobre a fome, a poluição, a guerra que fomentam, as drogas e o tráfico... tentando indignar o mundo. É preciso mais que dinheiro!

Que esse prurido não cesse em nossa alma, que as lágrimas faladas na música se concretizem, que o mundo seja mesmo um lugar bem melhor para se viver, que armas virem arados, que cores de peles se abracem, que nos tornemos melhores! Ouçam esta música, insistam e ver o que ele viu! A versão, feita pelo grupo Roupa Nova, merece recomendação; embora versões nem sempre sejam dignas de menção, esta pode ser cantada sem medo de estar ferindo a alma da música original. Afinal de contas, Michael cravou em sua música algo tão forte que pode ser traduzido em qualquer língua: amor.

Tem como não falar de Michael lembrando a semente plantada por ele? Não... frutos e árvore se confundem!

"A PAZ

Deve haver um lugar dentro do seu coração
Onde a paz brilhe mais que uma lembrança
Sem a luz que ela traz ja nem se consegue mais
Encontrar o caminho da esperança

Sinta, chega o tempo de enxugar o pranto dos homens
Se fazendo irmão e estendendo a mão

Só o amor, muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz

Se você for capaz de soltar a sua voz
Pelo ar, como prece de criança
Deve então começar outros vão te acompanhar
E cantar com harmonia e esperança

Deixe, que esse canto lave o pranto do mundo
Pra trazer perdão e dividir o pão.
[...]
Quanta dor e sofrimento em volta a gente ainda tem,
Pra manter a fé e o sonho dos que ainda vêm.
A lição pro futuro vem da alma e do coração,
Pra buscar a paz, não olhar pra trás, com amor."


Nenhum comentário: