sexta-feira, 23 de março de 2012

CONTA DA LUZ


Uma das grandes maravilhas que possuo é minha família. Todas as vezes que eu precisei de apoio, ainda que eles não concordassem comigo, estiveram ao meu lado. Os meus pais não são perfeitos, mas ainda que estejamos nadando em divergência, eles me acolhem. Não desrespeitam meu sofrimento, não ultrapassam o limite do sinal vermelho e sabem reconhecer uma bandeira branca suspensa. Os meus irmãos são parceiros de muitas horas. Eles são caladões, não sabem florear palavras e frases de efeito, mas guardam um abraço dado de maneira torta, ou um aperto de mão dizendo do apoio. A minha filha, essa ficou por último porque tem sabor único. Ela me disse, num dia de tristeza, uma frase assim: “mamãe, pessoas vão e pessoas vem, mas eu sempre estarei contigo”. E é verdade. Ainda que ela sinta um ciúme muito grande, ela me partilha com quem chega, ela sabe calar a própria vontade de me reter – talvez porque tenha percebido que mãe dela eu jamais deixarei de ser.

Os outros grandes tesouros que possuo são meus amigos. Estes são muito presente. E porque são meus amigos, me abraçam, me confortam, me buscam, me atingem no coração. Eles me mantêm de pé porque não me deixam esquecer que laço não precisa de pedigree. Precisa de afeto e lealdade. Porque sem estas duas coisas qualquer coisa pode acontecer, menos amor. E amizade é amor primário, primaz. 

A esperança que guardo em meu peito vem do fato de que, embora minha estrada seja só minha, eu não estou sozinha. Não estou esquecida destes corações. E na ocasião do meu 31º aniversário, recebi a enxurrada de certezas de que vale a pena continuar sempre amando. 

E agora, enquanto escrevo este texto, eu lembrei que um ex-namorado me falou uma vez, em seu jeito bronco de ser, que “a gente paga a conta da Coelba todos os meses em dia, mas se a gente não paga um mês, eles cortam a luz”. É assim mesmo: luz a gente tem que se esforçar para ter e de graça mesmo só a do sol, que mesmo assim, foge depois das 18 horas. E nenhum dos meus amores fugiu depois das 18horas, isso deve ser porque ando pagando a conta de luz.

Um comentário:

Marigil Vieira disse...

Muito lindo!!! É uma pena que a solidão e a dureza da vida, algumas vezes nos faz esquecer o quanto somos queridos... uma vez alguém me disse que esse negócio de que quem ama não espera nada em troca não existe, porque quem ama de verdade cobra! E é por isso que devemos estar em dias com a "conta de luz"...